Coordenador : Phellipe Marcel da Silva Esteves
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396749.2206.325662.25072023
Departamento/Setor: GCL
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades, mas também professores/estudantes de língua(s) das redes municipal e estadual (sem excluir docentes da educação privada).
Local de atuação: Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Objetivos: O presente programa tem os seguintes objetivos, distribuídos entre geral e específicos: Geral: Promover a divulgação da pesquisa científica de nosso Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e fomentar as atividades de formação inicial e continuada ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Específicos: a)divulgar a ciência desenvolvida no âmbito das três linhas de pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, a saber: Teoria e Análise Linguística; Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução; História, Política e Contato Linguístico; b)promover a formação científica em Estudos de Linguagem de graduandos em Letras das instituições de ensino superior, bem como de docentes formados em Letras de nossa região (Rio de Janeiro, Niterói e municípios vizinhos); c)despertar nesse público o interesse pela pesquisa em nível de pós-graduação; d)possibilitar aos alunos de pós-graduação e nos pós-doutorandos a experiência docente no ensino superior considerando-se tanto os necessários subsídios teórico-metodológicos, quanto os aspectos político-pedagógicos atinentes ao ensino como processo. Metodologia e Avaliação As atividades oferecidas podem ser oficinas, (mini)cursos e eventos, na modalidade remota ou presencial, organizados e executados por alunos de pós-graduação e pós-doutorandos, e supervisionados por docentes de nosso PPG. Como se trata de um programa de extensão, que congrega atividades variadas, a(s) metodologia(s) de trabalho, bem como a(s) avaliação(ões) são diversificadas, conforme as diferentes demandas.
Resumo
Ao longo deste programa de extensão, de fluxo contínuo, buscamos oferecer (mini)cursos, oficinas, eventos e outras atividades voltados para a divulgação e aplicação de resultados de pesquisas em Estudos de Linguagem, além de formação na área. Trata-se de um conjunto de ações planejadas e desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, destinado a graduandos e graduados em Letras, que visa, entre outros aspectos: a) despertar nesse público o interesse pela ciência e pela pesquisa em Linguística; b) possibilitar aos alunos de pós-graduação experiências docentes de nível superior. Tais atividades, organizadas e ministradas por alunos de pós-graduação e por pós-doutorandos, serão supervisionadas por docentes do PPG Estudos de Linguagem da UFF (Posling-UFF) e serão organizadas por nossas três linhas de pesquisa: Teoria e Análise Linguística; Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução; História, Política e Contato Linguístico.